Thursday, March 16, 2006

joaosevivas

joaosevivas

frase: Enquanto houver infelizes a felicidade é um passatempo


Carlos Magno,. 742-814, rei dos Francos e imperador do ocidente. Filho de Pepino o Breve e Berta do Pé Grande verdadeiro fundador da Europa. As suas leis para disciplinar todo o seu vasto império designavam-se de capitulares.Com uma visão política assente na unidade e respeito por costumes e tradições dos povos era implacável na difusão do Cristianismo sem deixar de querer unificá-los sob o seu sábio poder. Soube rodear-se dos maiores sábios, como Alcuíno, para dar corpo e alma ao que se veio a designar o renascimento carolíngeo, tendo fundado muitas escolas e também a Academia Palatina
Conseguiu ter sob o seu domínio um terrritório não muito distante do que é hoje a Europra excluindo a Península Ibérica e a parte oriental do continente europeu, tendo o seu núcleo na cidade francea de Aix-la-Chapelle. Realidades como o Hospital devem-se a ele. Teve cinco espoosas e uma séria invulgar de amantes tendo tido bastantes filhos, No tempo de Carlos Magno o governo central chamava-se Palácio o que não quer dizer que fosse um edifício como hoje signifca pois a corte carolíngea raramente ficava muito tempo na mesma cidade, Palácio era pois o conjunto de repartições e dignatários que se deslocavam no séquito do imperador. Depois da sua morte nenhum filho conseguiu dar continuidade á sua extraordinária política de unidade e o Império fragmentou-se

No tempo de Carlos Magno o mundo islâmico em especial os seus chefes religiosos eram mais desenvolvidos que os cristãos. . A conquista da Síria entre 635 e 640 pusere-lhes nas mãos centros culturais culturais importantes como Damasco. Maomet havia-lhes ensinado como era importante a literatura e ciência afirmando que " a tinta do estudioso é mais sagrada do que o sangue dos mártires"

Islam significa abandono nas mãos de Deus e respeitar os deveres do fiel: orações de cada dia; o jejeum; a peregrinação a Meca e a guerra santa, para os mortos em combate o prémio seria um paraíso com formosas donzelas.

Poema do dia:

Sosseguem as águas do rio
E as nuvens afastem as sombras
A montanha respire de alívio
E os peitos durmam em paz

As árvores frutos e sementes
Abracem, cresçam e voem
Espalhe-se pão e alegria na terra
A morte não é mais que uma palavra

As mãos são abraços atentos
Os olhos desnudam mentiras
E a boca escuta e diz:

Neste infinito da vida
Viver é um rápido momento
Que merece ser feliz

3 Comments:

Blogger isabel said...

Não consigo dizer nada sobre a frase.
Pode ser que amanha consiga, tem-me estado aqui a martelar...

Beijo

9:40 AM

 
Blogger Maria Carvalho said...

'Enquanto houver infelizes a felicidade é um passatempo'. Diria que a felicidade é um estado de alma, que numa qualquer infelicidade também pode existir. Obrigada pelo teu comentário no meu 'teatro'. Beijos.

9:45 AM

 
Blogger Silêncios said...

E o pior é que os infelizes,não acabam...e a felicidade, para alguns, perde-se no tempo...

11:25 AM

 

Post a Comment

<< Home