Thursday, February 23, 2006

joaosevivas

joaosevivas


23 de Fevereirod e 2006

Frase do dia: A frase de hoje é a que está escrita no teu coração

2ª Frase do dia: Que o teu sorriso cative a felicidade

3ª Frase do dia: Que a tua paz e alegria incendeiem a maldade e a tristeza


História: Neste dia em 1869 é decretado em Portugal a abolição de todas as formas de escravatura e em 1987 morre Zeca Afonso com 57 anos.

Costumes higiénicos e Refeições dos Romanos: No tempo de Catão, séc. I antes de Cristo os Romanos costiumavam tomar um banho de 9 em 9 dias. Em cada dia apenas se lavavam as extremidades mais expostas, como mãos, ou pés. A higiene fazia-se num pequeno compartimento escuro junto da cozinha chamado lavatrina( donde vem a nossa latrina) . Com o convívio com os Gregos mais asseados os Romanos rapidamente chegaram à conclusão que a água além de higiénica poderia representar um negócio e assim tornou-se no relax da vida diária, começando por esta época a aparecerem os banhos públicos ou thermae. Banhos quentes ou frios , massagens, unções e exercícios. Pagavam uma pequena quantia entravam e iam poara o vestiário, apodyterium, passavam por local de temperatura intermédia o tepidarium a seguir para o caldarium de temperatura muito elevada, daqui regressavam ao tepidarium terminando em compartimento gelado o frigidarium onde se tomava um banho frio. A seguir vinham as massagens, unguentos, perfumes e depilações.
Os romanos eram sóbrios nas refeições. Comiam de manhã um bocado de pão, queijo e ovos, as crianças saíam em jejum e era na escola que comiam a 1ª refeição. Ao meio-dia não chegavam a sentar-se à mesa, quem estivesse em casa comia qualquer coisa do que restava da véspera, quem trabalhasse comia rapidamente no restaurante da época as thermopolia. Por volta da décima hora ou seja às 4 h da tarde após o tal banho a família reunia-se onde recostados nos tais divás com 3 lugares de que ontem vos falei os triclinium tomavam a refeição principal a cenna ou ceia.
O garfo era coisa desconhecida e comia-se à mão normalmente na dita posição horizontal. Catão em sinal de sacrifício pela derrota em Farsalo decidiu comer sentado enquanto durasse a tirania de César. Cumpriu a promessa até ao dia do seu suicídio. Refira-se que nos banquetes a sua sobriedade virava o fim do mundo. Por exemplo num jantar bo ano de 63 a.C. oferecido por um alto sacerdote foram servidos mariscos, espôndilos, tordos com espargos, capão, pastra de ostras. urtigas-do-ar costeletas de veado, purpúreos, crustácios e aves canoras, tenras tetas de porca, cabeça de porco, peixe, pato, narceja, lebre e galinha e para terminar muitos pastéis e doces tudo com bom vinho quente, falerno, temperado com água

O meu poema:


Ouvi e quis
Entre uma ampulheta
Descobrir a magia
Embarcar num gesto
Rasgar a âncora, içar as velas
E seguir o vento
Uns sítios me levavam a outros
E o meu sítio era esta minha viagem
O meu blog o interstício de todos os sítios
Colhi flores, esperanças e alguma solidão
Mas era sempre uma festa
Ouvir a palavra
Livros espontâneos de afectos
Dois dias durou a minha viagem
Cheguei cansado ao porto das horas perdidas
Mas havia ganho
Mundos novos e novas partidas

14 Comments:

Blogger Sendyourlove said...

Bom dia...
Frase do meu coração: ?????...que confusão vai no meu coração...????

3:24 AM

 
Blogger Maria said...

Obrigada por vires visitar meu cantinho, assim fiquei a conhecer mais este e lindo!

3:36 AM

 
Blogger Ana P. said...

Humm, uma frase do meu coração...

Não dá, estou cheia de fome....

Jinhus

Ps Deixas sempre coisas tão bonitas para lermos....

Beijo

4:48 AM

 
Blogger B r Ï z a said...

a frase do meu coracao: "filled with love and passion waiting patiently for that one special person."

Thanks for visiting my little place on here. I enjoy visiting yours.. XoXo

5:17 AM

 
Blogger inBluesY said...

obrigada :)

5:37 AM

 
Blogger Lagoa_Azul said...

Bonito gostei, mas continuo sem entender algumas coisas...

Boa tarde, beijos com carinho.

6:19 AM

 
Blogger ☆Fanny☆ said...

Nada melhor que acompanhar as melodias do coração com o bailado dos nossos sorrisos de felicidade...

João...foi uma grande surpresa ter-te encontrado neste mundo dos blogs! Adorei ter-te reencontrado.

Obrigada pelo teu carinho.
Recebe o meu abraço e um beijinho*

Fanny

7:27 AM

 
Blogger Memória transparente said...

"A frase de hoje é a que está escrita no teu coração", daí a minha frase ser indizivel...

Beijinhos.

8:35 AM

 
Blogger Misty said...

A frase dos meus dias é triste. É de medo.

Obrigada pelas tuas palavras no meu blog.
Gostei do teu também.
Virei com mais tempo.

10:05 AM

 
Blogger lo said...

ola joao eu mudei o meu nick pk este é o k uso em todos blogs k tenho olha obrg pela tua visita
gostei muito das frases do dia k postastes mas dos romanos hihihih
meu Deus nao gostavam muito de agua ne desejo te uma boa noite
jokinhas doçes
da
ANJO :-)

11:07 AM

 
Blogger lo said...

ha deskulpa nao ter foto mas ainda estou aprender a mexer kom este blog logo eu aprendo a por hihihihi
mas tb se puser ja foge tudo
jokinhas ANJO :-)

11:08 AM

 
Blogger Ana said...

Aqui esta um dia que vale a pena mencionar: 23 de Fevereiro de 1869!

2:13 PM

 
Blogger isabel said...

O meu coração hoje esteve muito apertadinho.
A frase do meu coração não sei qual é, acho que não tem

4:52 PM

 
Blogger Ana, Dona do Café said...

A frase do meu coração...hummm, talvez "preciso de um abraço que me faça esquecer o mundo à minha volta" (acho que mais logo alguém vai fazer com que esta frase ganhe vida)

bonitas palavras, como sempre :)
beijinho

9:25 PM

 

Post a Comment

<< Home