Wednesday, February 22, 2006

joaosevivas

joaosevivas

22 de Fevereiro de 2006


Frase do dia: Vale mais viver o poema da vida do que escrever a vida num poema

História: Neste dia em 1475 é impresso o primeiro livro hebraico conhecido, exemplar da Bíblia, no sul da Itália; Em 1974, neste dia, foi publicado o livro "Portugal e o Futuro "do general António de Spínola contestário à política colonial portuguesaCuriosidade:

Curiosidade: Um dos templos no antigo Egipto, construído pelo faraó Ramsés II, séc. XII antes de Cristo, em Abu Simbel situado a sul do país, foi dedicado ao deus Sol Amon-Rá. Pois bem, a curiosidade é que, na extremidade do templo aonde estão as estátuas, designadamente deste faraó, os raios solares as deveriam iluminar 2 vezes ao ano. Uma vez precisamente neste dia de hoje e a 2ª vez em 22 de Outubro. Este templo foi salvo das águas por causa da barragem de Assuão por um conjunto de países.

Costumes: Pensa-se que o costume dos homens fazerem a barba remonta a Alexandre o Grande que não era muito favorecido em pelos faciais. Em Roma o ditador Sila também imberbe desenvolveu o hábito de rapar a barba até que o imperador Octávio Augusto eleito imperador em 27 a.C. se achava diminuído na sua dignidade se não fosse diariamente ao tonsor, ou seja o barbeiro de hoje. Os adolescentes ofereciam em gesto religioso à divindade das suas referências o primeio corte de barba. Era frequente usarem depois pequena barba- barbula- até por volta dos 40 anos altura emm que começavam a aparecer as brancas e ainda em sinal de grave sofrimento se tolerava a barba comprida. O cabelo era usado curto só os escravos e peraltas usavam cabelo comprido e perfumado.
As mulheres não dispensavam também as ornatrices, as cabeleireiras desse tempo,mas ao contrário dos homens o cabelo curto não era a moda. As raparigas usavam penteado simples: tranças ou cabelo atado em nó e caído sobre a nuca. As senhoras romanas pintavam já o cabelo . Para o alourar usavam o sapo, sabão de Mogúncia, mistura de sebo de cabra e cinza de faia, o que produzia um tom avermelhado. Depois de arranjado o cabelo fazia-se a maquilhagem com gesso alvaiade, ócre e pó de antimónio com especial relevância para o rosto, os olhos e os lábios.

O meu poema :

Dá-me um tema meu amor
Deixa falar não me tentes
Não conheço a tua dor
Não me dizes o que sentes

Estranha amiga e amante
Amo sem te conhecer
A vida é um instante
Que eu quero antes de morrer

Desde o dia em que nasci
Estou aqui à tua espera
Não quero morrer sem ti

Mas quem espera desespera
Neste viver que eu perdi
Nesta espera que te espera

11 Comments:

Blogger Ana P. said...

Estou á espera....de ser feliz..
Bejo

2:39 AM

 
Blogger Sendyourlove said...

Bom dia tb para ti...
Anda meio mundo à espera desse amor que não chega, desse alguém tão sonhado e tão pouco vivido...
Pergunto-me se não teremos perdido simplesmente a capacidade de amar, ou se não seremos exigentes de mais, ou egoístas demais, ou o destino decidiu brincar as escondidas, ou, ou...ou eu não estou bem...ou estou...sei lá...consigo estar bem e deixar de estar em segundos...

3:24 AM

 
Blogger Isabel Filipe said...

...a frase do dia....adorei...perfeita...

os outros temas: bem interessantes...


Bjs

5:38 AM

 
Blogger Joanissima said...

Que bom que é aprender contigo....

6:24 AM

 
Blogger Nina said...

Gosto da sensibilidade q revelas no teu poema :)

Fica bem..beijinhos :)

8:50 AM

 
Blogger Cleopatra said...

Frase do dia:

"Vale mais viver o poema da vida do que escrever a vida num poema."

Mas quando se vive o poema da vida escrevemos a vida em poemas!!!

11:48 AM

 
Blogger lo said...

ola joao lindo o teu kantinho parabens
jokinhas :-)

12:47 PM

 
Blogger Sol said...

Os poemas são lágrimas de letras escritas no fundo da tela, formam palavras que descrevem as cores de cada emoção...

;)Beijinho

Boa noite João

12:56 PM

 
Blogger Silêncios said...

A frase do dia, está perfeita...
Abençoada seja Alexandere o grande( se bem que nada tenho contra barbas)...o poema está lindo...
deixo um beijo

1:02 PM

 
Blogger Unknown said...

Subscrevo na integra a frase do dia...
"Quem espera, desespera" mas tbem há quem diga que quem espera, sempre alcança...eu prefiro o segundo. :)

1:49 PM

 
Blogger B r Ï z a said...

"as they always say...all good things come to those who wait!!!" we are all in search for that one special being..for some it is a very short period of time, but for others, like myself, it is an eternity...soft tender caress...XoXo

7:43 PM

 

Post a Comment

<< Home