Saturday, February 18, 2006

joaosevivas

joaosevivas

Frase do dia: Um desconhecido também tem direito a ouvir-te

História: Em 1546 morre Lutero, promotor da Reforma Protestante; em 1546 morre o artista italiano Miguel Ângelo; Em 1967 o físico americano Robert Oppenheimer aos 62 anos que liderou o projecto Manhattan em que foram desenvolvidas as bombas atómicas lançadas em Hiroxima e Nagasáqui, Japão

Psiocologia: Por certo todos nós nos perguntamos como é enternecedor ver uma progenitora a defender com a vida, se preciso fosse, a sua cria. Parecem humanos, claro que, em alguns casos, são mais e muito melhores que os próprios humanos. No entanto, por certo também já repararam que quando crescindinhos são os mesmos progenitores a obrigá-los a seguirem sozinhos a sua vida. A natureza não admite que os filhos explorem os pais. Pois bem, aqui temos uma lição para os humanos que das suas crias querem fazer a extensão das suas próprias vidas, excessivamente os orientando para os gostos, anseios e pior que tudo, para as frustrações dos pais que querem ver reflectidos nos filhos apenas o seu próprio êxito.
A liberdade ensina-se no berço

Poema do dia:

É nestas alturas
Bem longe e dentro de mim
Que melhor ouço e falo
O som do lápis que aparo nos dentes
E lavo em vinho

É nestas alturas
Distante e tão perto de mim
Que escrevo a voz
Acordada
Pela ponta dos dedos

É nestas alturas
Que me desnudo, purifico e digo
Amo-te
Amo-te a ti e a mais ninguém
A não ser a todos que me escutam
Na dor de uma precóce saudade

E sigo a falar sozinho

8 Comments:

Blogger greentea said...

porque os filhos não são nossos mas deles próprios. Saiem de nós, sim, mas o cordão umbilical é cortado... para sempre.
E todos os dias eles aprendem uma dimensão nova de liberdade: primeiro amamentamo-los, depois comem à colher, depois sozinhos. No berço os seus passos são os nossos, mas depressa levantam a cabeça a mirar o mundo , sentam-se, poem-se de pé e...caminham por eles próprios direitos ao triciclo, à bicicleta de rodinhas e depois à mota!
São eles , pelos seus próprios passos, pelo seu próprio geito. Nos progenitores encontrarão a atenção de um espectador atento, a pericia de um mecanico experimentado para afinar o travão ou a embraiagem, aqui e além, ou do técnico das luzes para dar mais ou menos côr ao cenário.
Tem um bom dia.

3:48 AM

 
Blogger Ana, Dona do Café said...

:)
obrigada pela visita ao meu café...
não te conheço por aquelas bandas, ou será que sim?
Acho que me vou agora, fica o beijo *

4:12 AM

 
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

obrigada pelo instante que me deste... como também gosto (muito)do mar hei-de "dar-te" uma imagem

quantos aos filhos, tanto que há a dizer...

fica para outros instantes...

gostei muito do teu blog. hei-de voltar... Fica bem...

5:43 AM

 
Blogger Nina said...

Olá desconhecido :)

Gostei do teu blog..obrg pela visita aos meus Momentos :)

Beijinhos..volto :)

6:00 AM

 
Blogger Unknown said...

Olá marinheiro, vim agradecer e retribuir a tua visita.
Os pais geram-nos, mas devem dar-lhes a liberdade de seguir o seu próprio caminho, sem imposições, sem obrigá-los a ser aquilo que eles próprios gostariam de ter sido...
Devem dar-lhes a mão quando eles precisam, e não levá-los pela mão.

10:25 AM

 
Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! said...

Sem segunda intenção, gostaria imenso que te revelasses, e me explicasses, segundo a tua experiencia no foro psicologico, parece que dedicado às "crias" qual sósia do prof. Daniel Sampaio, como estás educando as tuas crias, se as tiveres...ou como vais educá-las, ainda no berço. Uma vez que defendes a liberdade, ainda no berço, és contra as influencias dos progenitores (que a maioria fazem o melhor que podem e sabem) dando-lhes exemplos de trabalho, disciplina, educação etc. Como mãe de 3 filhos, pergunto se acaso sabes que nenhuma ciança que nasce tras manual a acompanhar, filhos dos mesmos pais, nem todos seguem as directrizes traçadas pelos pais, para todos de igual modo.
O exemplo que é dado a um, pode não ser o melhor para outro. Dada então a tua experiencia, pergunto se os progenitores a maioria, não quererá o melhor para os seus filhos? Por vezes ha erros, sim...por isso há tanto psicologo e psiquiatra, aumentando fortunas, á custa do desespero dos pais, em querer melhorar o futuro dos filhos.
Repito como mãe, interesso-me por este tema que colocaste, portanto gostaria de saber como educas os teus filhos e, no caso de teres ou eventualmente vires a ter um filho mais probematico, como resolves a questão. Preciso que me ensines.
Obrigada

11:07 AM

 
Blogger Cleopatra said...

Não há formula Noite estrelada.
Não há formula nem manual...

Ninguém sabe qual é a medida certa...

4:43 PM

 
Blogger João said...

Bem Haja greentea, ana dona do café,
amigona, nina, lusitanapaixão, cruzeiro, noiteestrelada e Clleópatra a todos levo no coração

4:17 AM

 

Post a Comment

<< Home